sexta-feira, 11 de maio de 2018

Açude de Itajá abastecerá Angicos e demais cidades da Região Central


O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) irá fechar as comportas da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves na próxima segunda-feira (14) para realizar manutenção em equipamentos do sistema do manancial.

A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) realiza intervenções para garantir alternativa de abastecimento durante o serviço de recuperação hidromecânica na barragem, diz informação proveniente do órgão de imprensa da companhia, na capital do estado.

Com autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) foi feita a abertura das comportas do açude público do Mendubim, em Assú.

A água do açude irá garantir o abastecimento de Mossoró, Assú, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e suas comunidades e Guamaré e as comunidades do entorno.

O Mendubim está transbordando e a captação será feita somente neste período de parada de abastecimento via Armando Ribeiro Gonçalves.

As cidades abastecidas pela adutora Sertão Central Cabugi, que são Angicos, Pedro Avelino, Lajes, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Pedra Preta, Riachuelo, o distrito de Cachoeira do Sapo e comunidades rurais do entorno, irão ser abastecidas pelo açude de Itajá.

A Caern está instalando um flutuante com bombas para captação de água que seguirá pelo Canal do Pataxó para ser bombeada para a adutora Sertão Central. O serviço da Caern, para assegurar o abastecimento, será concluído no domingo (13).

Estas intervenções foram acordadas e planejadas entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), DNOCS, ANA, Caern e Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA).
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário