quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Memória do Programa Jovem Saber é destaque na manhã do segundo dia do Encontro Nacional







FOTO: Luiz Fernandes e César Ramos





Com o objetivo de fazer um panorama da trajetória da construção do Programa Jovem Saber, com seus objetivos, conquistas e desafios, de seu início até o momento atual, as ex-coordenadoras e secretárias de Jovens da CONTAG, incluindo a atual secretária, participaram do painel “Memória do Programa Jovem Saber”, na manhã desta quinta-feira (02), em Brasília, no Encontro Nacional do Jovem Saber.

A primeira coordenadora nacional de Jovens da CONTAG, Simone Battestin, do Espírito Santo, fez uma exposição sobre o histórico da organização da juventude do movimento sindical contaguiano. Segundo a ex-coordenadora, o 1º Encontro Nacional de Juventude foi realizado em 1999, organizado pela Secretaria de Formação e Organização Sindical da CONTAG.



Na sequência, em 2000, o Congresso Extraordinário da CONTAG deliberou pela criação da Coordenação Nacional de Jovens, a criação das comissões nas três instâncias e definiu a faixa etária de 16 a 32 anos para identificar os(as) jovens no movimento sindical. No ano seguinte, em 2001, no 8º Congresso da CONTAG, foi eleita a 1º Coordenação Nacional de Jovens e o jovem rural foi definido como agente e destinatário do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

“Tudo isso teve como objetivo tirar a juventude rural da invisibilidade e também para empoderar essa juventude”, explicou Simone, que ainda destacou outros marcos durante o período que coordenou este trabalho: Concurso Nacional para a seleção da logomarca da CNJTTR; Projeto CONTAG/Unicef – pesquisa sobre adolescência e juventude rural, que buscou conhecer a juventude rural, seus conceitos e percepções sobre vários temas do cotidiano rural; Projeto Juventude Rural, em parceria com a GTZ.

Desse Projeto Juventude Rural saíram duas importantes ações: Carta Proposta da Juventude Rural com propostas de ações para os governos e para dentro do MSTTR, a ser reproduzida em todas as instâncias; e o Programa Jovem Saber.

Simone Battestin explicou que o Programa Jovem Saber nasceu com o objetivo de capacitar à distância e presencialmente envolvendo os jovens trabalhadores rurais. E como desdobramento desse trabalho, em 2005 o movimento sindical já contava com 19 coordenações constituídas, além de uma Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) qualificada, participativa e entrosada.

Ao longo dessa caminhada, a juventude rural acumulou a conquista de várias políticas: Pronaf Jovem, Nossa Primeira Terra (NPT), Consórcio Nacional da Juventude Rural, Conselho da Juventude, bem como a bandeira da agroecologia.

Outra conquista foi a aprovação da cota de juventude no 9º Congresso da CONTAG, quando foi eleita para a Coordenação Nacional de Jovens a companheira Elenice Anastácio, do Rio Grande do Norte.



Elenice, que esteve à frente da Coordenação Nacional de Jovens por oito anos, também fez um resgate da trajetória do Jovem Saber. “Cheguei na CONTAG na produção da segunda cartilha. Desde as ilustrações, conteúdo, fotos, tudo foi proposto pela juventude que participava dos grupos. Um dos desafios foi superar o problema da demora do envio das cartilhas, porque era muito caro enviar poucos exemplares, então tinha que aguardar os grupos finalizarem os módulos para enviar tudo de uma vez só.”

Segundo Elenice, para agilizar os trabalhos dos grupos, veio a proposta de disponibilizar as cartilhas em formato digital para estimular os jovens a não ficarem muito tempo esperando o envio das cartilhas impressas.

Nesse período também o Jovem Saber ganhou mais dois módulos: uma para tratar do tema da sucessão rural e o outro sobre os assalariados e assalariadas rurais. “Também foi uma experiência incrível fazer a leitura das tarefas dos grupos e eu lia todas!”, disse emocionada.

Sobre a participação da juventude no movimento sindical, ressaltou que o MSTTR, mesmo antes do início da organização da juventude e das mulheres, sempre contou com jovens na Diretoria. “Sempre existiram jovens no MSTTR, mas o que precisava era ter dirigentes com identidade jovem. Muitos tinham vergonha de falar que eram jovens.”

Elenice também relembrou o processo de divulgação do Programa Jovem Saber com a produção de cartaz, vídeo e outras peças, além da realização do primeiro Encontro Nacional do Jovem Saber, quando foi montado o acampamento em 2006, com 1000 jovens, e o objetivo foi discutir o Jovem Saber e as políticas públicas. “Foi com a reivindicação neste encontro, com o ato político que fizemos em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que conseguimos garantir que o certificado do Jovem Saber serviria para acessar o Pronaf Jovem”, informou.



A atual secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, que foi a secretária de Jovens da CONTAG na gestão 2013-2017, também reconheceu a importância do Jovem Saber para a vida da juventude rural e inclusive na sua própria vida. “Para mim, o Jovem Saber foi a minha porta de entrada para o movimento sindical. Fiz o Jovem Saber, ajudei a divulgar e a estimular a participação da juventude”.

Depois, já na Secretaria de Jovens da CONTAG, Mazé disse o Programa Jovem Saber continuava sendo uma das pautas prioritárias. “Tinha diminuído o envio pelos Correios, usava mais digital. Mas ainda tinha demanda por cartilhas impressas. Então, surgiu o livro didático, uma versão compacta das cartilhas.”



A secretária de Jovens da CONTAG, da atual gestão, Mônica Bufon, falou da sua emoção de estar fazendo esse resgate juntamente com as companheiras que a antecederam na organização da juventude da CONTAG e que também é fruto do Jovem Saber. “Diante dessa trajetória vemos o grande desafio de organizar a juventude rural. A primeira atividade que fiz no sindicato foi o programa Jovem Saber. Tenho só quatro anos de movimento e o movimento me fez ter orgulho de ser agricultora familiar.”

Por entender a importância do programa para a formação e o empoderamento da juventude rural, Mônica e a Comissão Nacional de Jovens apostam na atualização do Jovem Saber. “Assumi na CONTAG já com a proposta de atualização do programa. Criamos um grupo de trabalho interno. E vamos apresentar mais tarde a proposta do novo formato do Jovem Saber, bem como ter de vocês o compromisso de fortalecer o programa em todo o País”, destacou.

A manhã foi encerrada com muita emoção. A Comissão Nacional de Jovens homenageou as ex-coordenadoras de Jovens da CONTAG e a atual, pela ousadia, compromisso e perseverança com o trabalho com a juventude rural brasileira.


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário