quinta-feira, 5 de março de 2020

Professores da rede estadual decidem entrar em greve no RN





Os professores da rede estadual de ensino decidiram, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (04), decretar greve.


Os trabalhadores se reuniram na escola Winston Churchill para decidir se o indicativo de greve da categoria, aprovado na sexta passada (28 de fevereiro), resultaria em greve.


A categoria cobra a correção do Piso Salarial de 2020, no índice de 12,84%, e está insatisfeita com as propostas apresentadas pelo Governo. Primeiro o Executivo propôs quitar o Piso em três vezes de 4,28% nos meses de maio de 2020, janeiro de 2021 e em abril do ano que vem, sem falar em retroativo.


Depois sugeriu pagar a correção em 2020 tanto para ativos quanto aposentados, mas não apontava datas. Nessa terça (03), em audiência com o SINTE/RN, apresentou a terceira proposta, que é a seguinte:


1- Implantar o reajuste de 12,84% em três parcelas cumulativas de 4,11%, para os ativos nos meses de junho, setembro e dezembro de 2020.


2 – Implantar o reajuste para os aposentados nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2020.


3 – Pagar o retroativo em 24 meses a partir de janeiro de 2021, com garantia de antecipação das parcelas no momento do recebimento de recursos extras do Fundeb.


4 – O governo disse que está aberto a receber alterações na proposta, mas pediu que sejam enviadas até 12 de março para análise e negociação.


Agora, a orientação do SINTE é que os professores compareçam as escolas nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/03) e conversem com alunos e pais informando acerca da greve.


Assembleia aprova encaminhamentos


De forma soberana, a assembleia aprovou três encaminhamentos. São eles:


1 – Apresentar a seguinte contraproposta ao Governo:


Pagar os 12,84% integralmente em março e o retroativo em três vezes, para ativos e aposentados;


2 – Reunir o comando de greve nesta sexta-feira (06/03), às 15h, na sede estadual do Sindicato;


3 – Se reunir em nova assembleia para avaliar o movimento. O novo encontro acontecerá na segunda (09/03), às 8h30, no Winston Churchill.
fonte do blog de tribuna do cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário