sábado, 30 de agosto de 2014

Nestes dias 28 e 29 de agosto, foi realizado na escola Mario Odila, a CAPACITAÇÃO COM AS FAMILIAS RURAIS, que vão receber o PROGRAMA P1+2, que são CISTERNAS CALÇADOES E ENCHURRADAS, BARREIROS TRINCHEIRA E BARRAGEM SUBTERRANEA.

O Evento foi Coordenado pela a EQUIPE DO SEAPAC – através do coordenador do programa - DAMIÃO e STTR DE ANGICOS – Atraves do presidente do STTR IVANALDO ROGEIRO e tambem do tesoureiro VIDAL JANUARIO, onde contou com a parceria da secretaria de educação, na pessoa de CINARA DAMASCENO, onde disponibilizou local e alguns equipamentos para o desempenho da capacitação das famílias. Tambem tivemos a participação de algumas autoridades, dentre eles o PADRE SEVERINO, da paróquia de ANGICOS.
E o objetivo desta capacitação, e mostrar aos agricultores (as) beneficiários o processo de construção e também o projeto de produzir alimentos e hortas nos seus quintais e roçados, com a água captadas nestas tecnologias.

Onde foram capacitados 101 familiais, para receber estes benefícios. E que foram selecionadas, através da comisão municipal que foi tirada  a alguns meses atrás, com a participação da sociedade civil e puder publico.
COORD. DO PROGRAMA DAS CISTERNAS
DAMIÃO

PUBLICO PRESENTE

PUBLICO PRESENTE

PUBLICO PRESENTE

DIRETORA DA ESCOLA
E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - CINARA DAMASCENO
PRESENTES NO EVENTO

PADRE SEVERINO NETO

TRABALHOS EM GRUPOS

ALGUNS COMPANHEIROS DA COMISSÃO MUNICIPAL
VIDAL JANUARIO
JOSE CRISTALINO
AUXILIADORA

APRESENTAÇÃOES DO  PROGRAMA

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

CRIANÇAS E MULHERES PRESENTE NO EVENTO

PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS
IVANALDO ROGERIO
MOSTRANDO A IMPORTANCIA DESTE PROGRAMA
PARA AS FAMILIAS RURAIS

REUNIÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GARANTIA SAFRA 2014/2015 NA REGIÃO CENTRAL E VALE DO AÇU/RN

Nesta semana, foi realizado uma reunião sobre O GARANTIA SAFRA 2014/2015, no sindicato da lavoura de Açu/rn, e contou com a organização de MAGNALDA FONTOURO E GEANE - representantes do estado, e outros.
Onde estiveram presentes lideranças municipais, STTRs, EMATERs, SECRETARIOS DE AGRICULTURA e entre outros envolvidos com este tema.

MAGNALDA FONTOURA - 
FAZENDO APRESENTAÇAO DO GARANTIA SAFRA 2014/2015

LIDERANÇAS PRESENTES NO EVENTO

LIDERANÇAS

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Desperdício: Perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil


A cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades do país, 3,9 litros (39,4%) se perdem em vazamentos, ligações clandestinas e outras irregularidades.
O índice de perda chega a 70,4% em Porto Velho (RO) e 73,91% em Macapá (AP).
Os números são do Ranking do Saneamento, divulgado quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2012.
A reportagem é de Luana Lourenço, publicada pela Agência Brasil.
O estudo considerou a perda no faturamento, ou seja, a diferença entre a água produzida e a efetivamente cobrada dos clientes.
De acordo com o instituto, o indicador de referência para a perda de água por faturamento é 15%.
Dos 100 municípios da lista, quatro possuem nível de perda menor ou igual ao patamar.
Em 11 deles, as perdas superam 60% da água produzida.
fonte do blog de pauta aberta

Vereador Nivaldo Gomes: No seu primeiro mandato ele hoje é um dos mais atuantes na Câmara, vem desenvolvendo seu trabalho com expressividade



A Câmara de Vereadores de Angicos conta com a prerrogativa de sugerir, questionar, cobrar, fiscalizar e propor pontos relevantes à coletividade para que o Poder Executivo e demais órgãos promovam as melhorias. A maioria usa mecanismos mais comuns que são os Requerimentos e Indicações com que cada parlamentar pode dispor.

O vereador Nivaldo Gomes (PV)se mostra bastante desenvolto com o dia a dia da Câmara Municipal. Sua atuação conta com sua primeira experiência no mandato de vereador. Neste primeiro biênio 2013/2014, foram abordados pelo edil nas sessões legislativas muitos assuntos relativos à segurança, educação, saúde, saneamento básico, infra-instrutora, prevenções/intervenções urbanas e rural, dentre outros, parte delas direcionadas a comunidade angicana e seja ela na área urbana ou rural.


Sem o devido apoio da atual administração e com um mandato independente o vereadorNivaldo Gomes é apontado pela mídia e pela população como um dos vereadores mais atuante desta legislatura. 
Uma das bandeiras de luta é a limpeza urbana. O vereador providenciou no exercício do seu mandato através de seus conhecimentos e amizade tambores para coleta de lixo nas ruas e avindas da cidade, caminhões caçambas, enchedeira pá carregadeira, máquinas retro-escavadeiras para recuperação de açudes, barragens e poços pequenos na zona rural.

A respeito deste primeiro biênio de mandado como vereador da atual legislatura, Nivaldo Gomes, tem feito o máximo possível para fazer e tem feito um excelente mandato, representando assim o verdadeiro sentimento do povo por melhorias na cidade e na zona rural. O vereador está sempre presente em todas as sessões na Câmara Municipal, lutando por melhorias em favor da população do município.

Nivaldo tem andado nas comunidades visitando o povo para ficar sabendo pessoalmente dos problemas e trazendo as demandas para a Câmara Municipal de Angicos.

Gomes tem feito tudo que é possível e que esteja ao seu alcance para que ele melhore sua atuação e que continue sendo um dos vereadores mais atuantes de Angicos. O vereador tem se dedicado na câmara indo atrás de resolver os problemas do povo não só que o elegeu como de toda população angicana. É um mandato independente e que mesmo sem o apoio da atual administração tem trabalhado muito mais do que a própria gestão nestes primeiros dois anos de mandato.
fonte do blog de panorama angicano

Programação Oficial da XX EXPOLAJES


Programação
Dia
Horário
Evento
Sexta feira
8:00
Recepção dos animais
Sexta feira
18:00
Apresentações culturais
Sexta feira
21:00
Abertura da EXPOLAJES
Sexta feira
22:00
Concurso da Garota EXPOLAJES
Sábado
00:00
Festa baile com Arnaldo Farias e os Manos do Forró
Sábado
7:00
Torneio Leiteiro
Sábado
8:00
Visita de 1.500 alunos ao Parque de Exposição
Sábado
8:00
Educação Ambiental para os alunos do Ensino Fundamental de Lajes
(Secretaria de Agricultura de Lajes)
Sábado
9:00
Seminário de Avicultura para produtores de agricultura familiar (EMPARN)
Sábado
10:00
Curso de Palma Adensada (SENAR/RN)
Sábado
11:00
Mini Curso de cultivo umbu (SEMAGMA/Lajes)
Sábado
14:00
Curso de culinária e artesanato (SEMAGMA/Lajes)
Sábado
23:00
Festa baile com Zé Sanfoneiro e Zé Filho, Forró Dibom Tamanho e Cavalo de Aço
Domingo
8:00
Torneio Pega Bode
Domingo
10:00
Entrega de premiação

Candidato ao Governo firma compromisso com agricultura familiar







O candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), assumiu compromisso no que diz respeito a lutas históricas da agricultura familiar.


Cerca de 120 dirigentes sindicais de todo o Estado ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RN (Fetarn) reuniram-se na noite desta quarta-feira, com a presença também da candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT), ocasião em que Robinson garantiu que vai trabalhar para implantar novos programas e dar andamentos a outros que beneficiem o setor.
Segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, um documento com todas as reivindicações foi entregue ao candidato ao Governo numa ocasião anterior. A reunião desta quarta-feira serviu para Robinson reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar.
Dentre os principais pontos da pauta estão: implementação do Fundo Estadual da Seca; compromisso com a operacionalização do programa Garantia Safra; políticas específicas e permanentes para recuperação dos arranjos produtivos da fruticultura, mandiocultura, cotonicultura, apicultura, caprino-ovinocultura e bovinocultura de leite; investimento noprograma Estadual de Educação no Campo e operacionalização do RN Sustentável.
fonte do blog de jocelino dantas

Fátima apresenta conquistas e propostas para setor rural




Fotos: Rayane Mainara

Em reunião com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) e candidatos da coligação “Liderados pelo Povo" na quarta-feira (27), a candidata ao Senado, deputada Fátima Bezerra destacou atuação do PT na agenda dos direitos dos trabalhadores rurais e na luta pelo desenvolvimento sustentável do meio agrícola.
Fortalecer o Pronaf (Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), principalmente com sua desburocratização, além de propor e apoiar leis que promovam a cidadania no meio rural, são projetos do mandato que Fátima pretende conquistar.
A candidata alertou sobre a necessidade de regulamentar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). E, no âmbito estadual, chamou atenção para as fragilidade no que diz respeito às águas.
“A última estiagem que vivenciamos mostra a fragilidade da segurança hídrica. Ninguém tem segurança para falar sobre o mapa do abastecimento de água”, disse, lembrando que os principais reservatórios precisam suprir o consumo humano, animal e de produção.
“O problema não é de recursos. O PAC tem verbas destinadas pra isso. O problema é de capacidade de gestão”, avisou a Robinson, candidato ao Governo do Estado, que já havia recebido do presidente da Fetarn, Manoel Cândido, em ocasião anterior o Plano de Ação para a Agricultura Familiar do Quadriênio 2015 – 2018.
Fátima também ressaltou a importância de dar continuidade ao Governo Dilma. “Eu quero ser senadora com Robinson governador e Dilma presidenta. O Governo Federal tem ações importantes de convivência com o Semiárido”, disse para citar R$ 1 milhão investido em cisternas.
A futura senadora lembrou que as melhorias na Educação beneficiam também a juventude do setor rural. “Em 2005 tínhamos 24 mil matrículas na UFRN. Agora temos 58 mil”.
“O Pronatec, aprovado quando eu estava na presidência da Comissão de Educação da Câmara, já formou mais de 8 milhões de jovens e pretende formar mais 12 milhões no próximo período”, disse, apresentando ainda dados do Proinfância e do Caminhos da Escola.
“Eu sou do tempo que estudante era transportado em carroça puxada por boi. Hoje temos os amarelinhos”. 
fonte do  blog de jocelino dantas

IBOPE APONTA EMPATE TECNICO ENTRE VILMA E FÁTIMA


G1 RN
A Pesquisa Ibope encomendada pela Inter TV Cabugi e divulgada nesta quinta-feira (28) aponta que Vilma Maria de Faria (PSB) tem 35% das intenções de voto para o Senado no Rio Grande do Norte.
 Fátima (PT) tem 34%. Roberto Ronconi (PSL) e Ana Célia (PSTU) têm 2% cada um.
Professor Lailson (PSOL) tem 1%.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Vilma de Faria (PSB) – 35% das intenções de voto
Fátima (PT) – 34%
Roberto Ronconi (PSL) – 2%
Ana Célia (PSTU) – 2%
Professor Lailson (PSOL) – 1%
Brancos e nulos – 17%
Não sabe ou não respondeu – 9%
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00016/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00441/2014.
fonte do blog de carlos costa

Emissão de DAP's Para Assentados


Pergunta: “Com relação a emissão de DAP’s para assentados da reforma agrária, a EMATER GOIAS esta adotando o seguinte procedimento:
Primeiramente o produtor já deve ter acessado as linhas de credito da reforma agrária, ou seja o Pronaf “A” e o “A/C”, e quando o produtor já acessou o Pronaf “A” e pelo menos um  Pronaf “A/C” podemos emitir a DAP do Grupo”V”, desde que ele apresente uma declaração à EMATER,  reconhecendo  e declarando estar abrindo mão dos outros dois “A/C” que ele teria direito. Isso somente para os beneficiários do INCRA.
Para os beneficiários do PNCF, necessita-se de ter autorização da UTE-GOIAS.
Não é para emitir DAP sem a presença física do produtor. Não emita DAP para terceiros, ou seja, parentes, pai, mãe e firmas de representação. A DAP deve ser feita cara a cara com o beneficiário, tendo o colega o direito de pedir toda a documentação que julgar necessária e, também, caso não seja produtor atendido pela EMATER, orientamos sempre fazer, antes da elaboração da DAP, uma visita a sua propriedade.
Existem assentamentos do INCRA que ainda não estão regularizados ou estão em fase de regularização, de tal forma que os assentados ou futuros assentados ainda não possuem DAP “A” ou “A/C”. Para estes, o INCRA emite DAP PROVISORIA. Esta DAP permite acessarem os programas de comercialização PNAE, PAA, mas não permite acessar o credito rural. QUEM EMITE A DAPPROVISORIA É SOMENTE O INCRA.
A EMATER esta sendo procurada pelas firmas que ganharam chamada publica para atender assentamentos, e elas estão querendo a DAP de qualquer grupo. Sobre o assunto A EMATER tem o entendimento descrito acima. E também estamos orientando eles a se encaminharem ao INCRA  para  ter a DAP do INCRA, seja  ela a provisória. De e-mails que você encaminhou, entendemos que não existem restrições de emitir DAP “V” ou “B” depois que o INCRA emite a DAP “A” ou “A/C”, porém, fomos questionados pelo INCRA por estarmos emitindo DAP “V” para assentados que nunca acessaram o Grupo “A”. Depois deste questionamento, passamos a adotar o procedimento acima citado. Porém, diante do exposto, como você sempre se dispõe a auxiliar com sugestões, gostaria que você me encaminhasse um feedback.”

Respostas: O agricultor que acessou a DAP do Grupo “V”, de “renda variável” pode voltar e acessar o Pronaf Grupo “A” ou “A/C”. Idem o agricultor que acessou o Pronaf Grupo “B”, ou microcrédito produtivo rural, pode “voltar” e acessar o Pronaf Grupo “A” ou “A/C”.
Para a emissão da DAP “V” não há que exigir que o agricultor tenha acessado o Pronaf “A” ou “A/C” e nem solicitar que ele “renuncie” a essas linhas de crédito. O sistema de emissão de DAP mantém ativa apenas uma DAP. As novas DAP’s emitidas sobrepõem as anteriores. Não há restrição normativa nem de sistema que impeça a emissão de DAP “V” ou “B” para beneficiários do PNRA. Em se tratando de assentamentos ainda não regularizados recomendamos grande cautela, em especial para casos de áreas em litígio.
A DAP provisória só o INCRA emite.
fonte do blog de nossa terra

Pesquisa: No RN, Henrique Alves tem 40% e Robinson Faria, 28%, diz Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) aponta Henrique Eduardo Alves (PMDB) com 40% das intenções de voto para o governo do Rio Grande do Norte, seguido de Robinson Faria (PSD), com 28%. Os candidatos Professor Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) aparecem com 2% cada. E Araken Farias (PSL) tem 1%. Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto sobre a eleição estadual após o registro das candidaturas.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.
Brancos e nulos somaram 17%, e 10% não responderam.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Henrique Eduardo Alves (PMDB) – 40% das intenções de voto
Robinson Faria (PSD) – 28%
Professor Robério Paulino (PSOL) – 2%
Simone Dutra (PSTU) – 2%
Araken Farias (PSL) –1%
Brancos e nulos – 17%
Não sabe ou não respondeu – 10%

Rejeição

O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

- Henrique Eduardo Alves: 29%
Araken Farias: 28%
- Robinson Faria: 26%
- Simone Dutra: 22%
- Professor Robério Paulino: 18%
- Poderia votar em todos: 18%
- Não sabe ou não respondeu: 17%

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00016/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00441/2014.

Fonte: G1.com
fonte do blog de angicos noticias

Angicos: Contrária ao fechamento do Hospital Regional, Secretária de Saúde convoca reunião com autoridades.


A sobrevivência do Hospital Regional de Angicos voltou a ser ameaçada. Vinda à tona, na tarde desta quinta-feira, 28, a “assombração” chamada Governo do Estado tornou a aceirar a unidade hospitalar.

Diante do prenúncio, a Secretária Municipal de Saúde de Angicos, Jocilene Ovídio Martins, instigou um encontro entre as autoridades municipais, objetivando discutir o futuro do HRA, sua integridade, e ao mesmo tempo, encontrar soluções enérgicas que permitam garantir o pleno funcionamento do Hospital, e afastar de vez o fantasma do possível fechamento apresentado pelo Governo do Estado através da SESAP.

Além da articuladora Jocilene, estiveram presentes; O Prefeito de Angicos, Junior Batista, secretários municipais, os vereadores; Jalmir Dantas, Junior de Chicola, Edileuza Palhares e Nataly Felipe. Ainda compareceram; A diretora do HRA, Severina Gomes, juntamente com os profissionais da unidade, e o Pároco da Cidade, Severino Neto.

Recentemente, houve uma audiência pública incitada pelo Ministério Público, na Capital do RN. Entre os convocados; A Secretária de Saúde de Angicos, representantes da SESAP e do MP. O objetivo da reunião em Natal foi; Alertar a Secretária para a desestruturação do Hospital, e a transferência dos equipamentos (Sala de parto, Centro cirúrgico, entre outros.), onde de forma premeditada por parte da SESAP desejam remaneja-los para outros centros hospitalares. Entre os destinos estão; Assú e Macaiba.

Bom, o que antes aparentava ser ficção, hoje se torna realidade. O fechamento da Unidade Hospitalar esta novamente assolando o Povo de Angicos. Sobretudo, os gestores do município de Angicos, já se posicionaram: Estão totalmente CONTRÁRIOS à municipalização da unidade, e transferência dos equipamentos, e já adiantaram; Irão resistir ao arroxo, e lutarão para que toda a estrutura do HRA seja mantida categoricamente no Hospital.

Na ocasião, George Pereira, assessor técnico de saúde da Prefeitura de Angicos, esclareceu sobre, a responsabilidade do município, do Estado, do Hospital, e das Cidades assistidas pela unidade Hospitalar, bem como sobre a importância da pactuação entre os municípios. 

Ainda conforme o assessor técnico, ficou acordado que será implantado um setor de controle de fluxo, objetivando regular a entrada de cada paciente no hospital. De acordo com ele, a intenção da medida é que aja maior controle. Outra política de fortalecimento proposta pela Secretária de Saúde na reunião, foi que ambas as instituições de saúde trabalhem em CO-GESTÃO, (configuração participativa, em conjunto).

Do Blog - Entretanto, é sabedor que, incumbe ao município gerir a Porta de entrada, (Urgência e emergência), e diante disso, a rede municipal de Saúde não irá abster-se da responsabilidade. Mas..., convenhamos; É necessário que os municípios que aqui também usufruem dos serviços do Hospital Regional de Angicos, venham arcar também com ônus, e não apenas com o bônus. 

O problema central se dá em virtude e falta de assistência do Governo do Estado. Atualmente, em seu quadro, dois médicos foram transferidos, e não foram reconduzidos ao grupo de profissionais. Além do mais, Dr. Shrael de Medeiros Alves, afastou-se e hoje reside em São Paulo (SP), sem contar na trágica morte de Dr. Lelo. Então, o quadro de médicos do Hospital esta totalmente desestruturada. E pra completar, o Governo do Estado ainda quer retirar os equipamentos existentes na Unidade. A estratégia é enfraquecer a unidade, e força-los a transformar o HRA em uma simples unidade de pronto atendimento do porte de um PSF.
fonte do blog de angicos noticias