quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

visita projeto para reuso de água


Desde que retornou de uma recente viagem a Israel, representando o SENAR/RN numa missão oficial para conhecer tecnologias de ponta de reuso de águas para a agricultura, o zootecnista Josimar Torres Gomes está ainda mais convicto.
Para ele é possível, sim, guardadas as devidas proporções, adaptar a mesma tecnologia entre pelo menos 20 agricultores da região central potiguar, onde os efeitos da seca castiga os produtores.
Nesta quarta-feira (2) o experimento de Josimar, que acontece na propriedade do produtor Edmar Victor de Lima, em Lajes, com algumas variedades de palma, sorgo e leguminosas irrigadas por gotejamento com águas cinza reutilizadas, recebeu a visita do presidente do sistema FAERN/SENAR, José Vieira.
Doutor em produção animal, desde que iniciou o trabalho, em março deste ano, Josimar tem buscado ampliar a visibilidade do projeto na tentativa de angariar o apoio inicialmente dos agricultores da região e da prefeitura de Lajes, onde o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Militão, que também é vice-presidente do sistema FAERN/SENAR, é um grande entusiasta da iniciativa.
Israel é referência mundial em irrigação na agricultura e pesquisa agrícola, apesar de o país não dispor de grande quantidade de recursos hídricos, principalmente por estar situado em uma região desértica. Sua tecnologia de ponta, porém, garante o abastecimento de água tanto para a população quanto para a produção de alimentos.
Fonte: SENAR/RN
fonte do blog de robson cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário