sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Escola Agrícola de Jundiaí oferta cursos para jovens e adultos no RN; 1650 vagas



Postado por Verônica Rodrigues


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através da Escola Agrícola de Jundiaí(EAJ) está com inscrições abertas em cursos de formação inicial e continuada (FIC) Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Educação de Jovens e Adultos(EJA) nos municípios de Canguaretama, Luís Gomes, Major Sales, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santana do Seridó, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Umarizal e Vera Cruz. São ofertadas 1650 vagas.
De acordo com o Coordenador Geral do Pronatec- Escola Agrícola de Jundiaí, Prof. João Inácio da Silva Filho, a oferta de cursos para jovens e adultos ajudará a promover a cidadania e a inserção socioprofissional para o público atendido. “Com Pronatec EJA, novos cursos serão ofertados e mais norteriograndenses vão ter a oportunidade de retomar os estudos e receber formação profissional voltada para atender as demandas do mercado de trabalho e alavancar o desenvolvimento econômico, cultural, social e educacional dos municípios localizados áreas mais remotas do nosso estado”.
Nos municípios atendidos são ofertados cursos como: Assistente de Produção Cultural, Agente Comunitário de Saúde, Agente Cultural, Apicultor, Artesão de Artigos Indígenas, Artesão de Biojoias. Artesão de Cerâmica, Artesão De Pintura Em Tecido, Assistente De Planejamento, Programação e Controle De Produção, Assistente de Produção Cultural, Assistente Financeiro, Comprador De Moda, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local, Confeccionador de Bijuterias, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Cortador De Confecção Industrial, Costureiro De Máquina Reta e Overloque, Costureiro Industrial do Vestuário, Cuidador de Idoso, Desenhista de Joias e Bijuterias, Desenhista de Moda, Eletricista Instalador Predial De Baixa Tensão, Microempreendedor Individual (Mei), Pedreiro de Alvenaria, Piscicultor, Recreador Cultural, Revitalizador de Alvenarias, Revitalizador de Coberturas de Madeira e Viveiricultor. . Os interessados em se inscrever podem procurar as Secretarias de Assistência Social ou de Educação dos municípios contemplados pela oferta.

Afonso Bezerra recebeu 25º edição do Vila Cidadã



Nesta quinta-feira (26), o projeto Vila Cidadão foi realizado no município de Afonso Bezerra. Foram oferecidos os serviços públicos do estado, além de um dia de educação, lazer e cidadania. Cerca de 1.200 pessoas foram atendidas com serviços como emissão da identidade, CPF, intermediação de emprego, consulta a programas sociais e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.



O evento foi realizado no Centro de Educacional Municipal Batista Monte Negro, na Rua Floriano Paulino Pinheiro, no bairro Nova Descoberta, e contou com a presença da secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, do prefeito do município, Chico Bertuleza, vereadores e lideranças locais.

“O Vila Cidadã chega hoje em Afonso Bezerra para levar os principais serviços do estado para a população. É uma ação que busca dialogar e manter o governo perto da população que mais precisa dos serviços. Só aqui serão feitas 200 identidades, 120 CPFs, 400 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além de ações educativas e informações sobre programas sociais”, ressaltou a secretária.

O Vila Cidadã é coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e conta com o apoio e participação do Itep, Detran, Caern, AGN, Cehab, Procon, Secretaria de Saúde, Ipem, Idema, Defensoria Pública, Semarh, Emater e Segurança Pública. O Vila Cidadã também conta com a parceria do Sindicatos das Empresas de Pesca do RN (Sindpesca) que fornece peixe para distribuição durante as atividades. O projeto já atendeu 18 municípios e seis bairros de Natal, contabilizando cerca de 50 mil atendimentos. 
fonte do blog de angicos noticias

Novo formato no Programa Nacional de Crédito Fundiário




Minas Gerais é um dos estados que iniciou o ano de 2017 com novidades promissoras para o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O novo formato já está sendo implementado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA). A medida tem o objetivo de otimizar e expandir o PNCF para que os trabalhadores rurais possam adquirir uma propriedade no campo e se estabilizar na agricultura familiar.
“Vamos fortalecer o programa e isso significa, por exemplo, diminuir o tempo de tramitação das propostas, dar maior celeridade na contratação de crédito fundiário, fazendo com que mais agricultores tenham acesso à essa política pública. A execução vai ficar ainda melhor e esse é o nosso diferencial”, explica a subsecretária da SRA, Raquel Santori.
Antes das mudanças, o PNCF era operado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (SEDA), e a partir da portaria n° 226, de 20 de outubro de 2016, as competências foram transferidas para a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado de Minas Gerais (DFDA-MG), sob intervenção e supervisão da SRA.
A Delegacia Federal é a representante da Sead no estado, responsável por aplicar na ponta, para cada produtor rural, as políticas públicas da agricultura familiar. No período de transição das atividades e formação da nova estrutura, a SRA trata diretamente de todas as demandas no âmbito de Minas Gerais. A subsecretária Raquel Santori conta que neste mês de janeiro uma equipe da Sead estará na DFDA-MG para realizar a capacitação dos funcionários, definindo o fluxo de contratação e tramitação do crédito fundiário.
Para o delegado Ronaldo Lima Rodrigues, esse suporte é fundamental para driblar os problemas e ampliar a execução do PCNF. “O programa é muito importante e temos uma grande demanda aqui em Minas, tanto de processos parados, quanto de novos. Estamos muito motivados e ansiosos para começar as ações que vão possibilitar a entrega desses títulos”.
Parcerias
O trabalho do PNCF conta com alguns parceiros para se fortalecer, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e a Federação doa Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mina Gerais (Fetraf-MG). Essas instituições têm, entre outras funções, o papel de divulgar as ações, mobilizar a comunidade, qualificar os envolvidos e acompanhar as famílias beneficiárias. “Espero que em 2017 tiremos o atraso do PNCF. O programa é maravilhoso e somos um elo essencial para fazer acontecer e superar as expectativas”, disse o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, sobre a parceria com a Sead.
Já o presidente da Fetraf-MG, Joseleno Anacleto, conta que a expectativa é de que o novo formato possa dar mais agilidade aos processos, além de melhorar a qualidade das propostas – que além de não gerar descrédito para o programa, vai trazer benefícios tanto para os agricultores quanto para as entidades organizadoras. “Hoje as instâncias para análise são inúmeras até chegar à execução. Precisamos de mais rapidez e menos morosidade nas contratações”, enfatiza.
A expectativa da SRA é que no início do próximo ano seja realizada a primeira leva de novos contratos em Minas Gerais. A Sead pretende expandir esse novo formato para outros estados do país.
fonte do blog de nossa terra

MPRN recomenda regularização de veículos apreendidos em três municípios da região central


Polícias Militar e Civil de Lajes, Caiçara do Rio do Vento e Pedra Preta devem realizar inventário de todos os carros apreendidos nos pátios das unidades policiais

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou às Polícias Civil e Militar dos municípios de Lajes, Caiçara do Rio do Vento e Pedra Preta que realizem, no prazo de 15 dias, o inventário de todos os veículos apreendidos nos pátios de suas respectivas unidades policiais. Em visita realizada pelo MPRN à unidade policial da comarca de Lajes, foi constatada a presença de inúmeros veículos particulares apreendidos ou abandonados, muitos dos quais sem qualquer registro de entrada na unidade.

Para a Promotoria de Justiça, a presença desses veículos nas unidades policiais ocasionam uma série de problemas, desde a proliferação de vetores (baratas, escorpiões, aranhas e cobras), aos riscos inerentes à custódia de bens móveis (furtos de peças, danos, depredação).

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece a remoção obrigatória ao pátio dos órgãos de trânsito dos veículos que estejam com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado; sem qualquer uma das placas de identificação; que não esteja registrado e devidamente licenciado; com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.

Na vistoria do MPRN, ficou constatado que nenhum dos veículos apreendidos ou abandonados há mais de um ano nas unidades policiais da comarca está “devidamente licenciado”, além de, em geral, apresentarem outros problemas que inviabilizam sua devolução aos proprietários. “O abandono por longos anos desses veículos representa uma lesão indireta ao patrimônio público, na medida em que, em vez de serem leiloados e os recursos revertidos aos cofres públicos, eles seguem abandonados nos pátios das unidades policiais se deteriorando até virar sucata”, destaca trecho da recomendação.

O documento também requer que aqueles veículos que estejam há mais de 60 dias no pátio da unidade policial e que não estejam vinculados a inquérito ou processo judicial em andamento e cuja propriedade ou origem não for possível identificar ou cujos donos não manifestem interesse em resgatá-los devem ser reputados como “abandonados” e, após certificada essa circunstância, devem ser removidos, via ofício, ao pátio do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), para que sejam incluídos no banco de dados do Detran para fins de alienação em leilão.

Ao comandante do Distrito de Polícia Rodoviária Estadual de Assu e ao diretor regional do Detran, o MPRN recomenda que procedam, no prazo de 15 dias, após serem oficiados pelas unidades policiais acerca da presença de veículos abandonados em seus pátios, à remoção desses veículos, solicitando, se for o caso, o apoio de caminhões e máquinas das prefeituras; adotem medidas administrativas para inclusão e registro desses veículos nos seus bancos de dados na condição de abandonados, em conformidade com a legislação vigente.

Confira aqui a íntegra da recomendação.
fonte do blog de nossa terra

Estados e municípios devem preencher o Censo SUAS até o dia 10 de novembro





Segue aberto, até o próximo dia 10 de novembro, uma sexta-feira, o prazo para preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social, o Censo SUAS.

É necessário que municípios e estados cadastrem as informações sobre os Centros de Convivência e os Centros de Referência da Assistência Social, os CRAS.

O levantamento é aplicado todos os anos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), salienta informação da assessoria de imprensa do órgão federal, em Brasília.

No Censo SUAS, os gestores, coordenadores e conselheiros preenchem dados relacionados à gestão e financiamento das ações, equipamentos, recursos humanos, serviços e participação social das unidades públicas e da Rede Socioassistencial Privada.

Todos os questionários já estão disponíveis para o cadastro.

A data de encerramento da entrega de informações para cada tipo de unidade ou de serviço segue um cronograma.

As informações podem ser acessadas no portal eletrônico www.mds.gov.br, na abaAssistência Social.

fonte do blog de angicos news

Policia Federal divulga locais e nomes de pessoas que foram alvos da 2ª investida da operação de envolvidos com Henrique Alves



A mulher e a filha do ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, foram alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos por agentes da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, em Natal. Os policiais voltaram ao apartamento do ex-ministro numa área nobre da capital potiguar para coletarem documentos e arquivos em mídia de posse da mulher dele, a jornalista Laurita Arruda Câmara.

Ela é irmã do empresário Arturo Arruda Câmara, réu na Operação Manus. Além do apartamento de Laurita Arruda Câmara, foi cumprido mandado judicial na casa de Andressa de Azambuja Alves Steinmann, filha de Henrique Eduardo Alves, também em Natal.

Outros dois mandados foram expedidos contra os engenheiros Rodrigo Vieira Arruda Câmara e Rafael Vieira Arruda Câmara, primos de Laurita e Arturo Arruda. Eles são proprietários de uma empresa de engenharia prestadora de serviços a diversos órgãos públicos no Rio Grande do Norte. No total, foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em Natal e região metropolitana além do interior do Rio Grande do Norte.

Veja abaixo os alvos dos cumprimentos e a relação de cada um deles com o ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

1. Aluísio Henrique Dutra Almeida, ex-assessor e empresário
Locais: Residência (Rua Zeza Dutra, 2063 – Morro Branco / Natal)

Bonacci Engenharia e Comércio Ltda. (Av. Amintas Barros, 5399 – Lagoa Nova / Natal)

2. Fernando Leitão de Moraes Júnior, diretor da Bonacci Engenharia e Comércio Ltda.
Locais: Residência (Av. Deodoro da Fonseca, 240 – Apartamento 1103 – Tirol / Natal)
Fazenda (Fazenda Guaramiranga, São José de Mipibu – RN)

3. Condados Contabilidade Empresarial S/S Ltda.
Av. Antônio Basílio, 3006 – Edf. Lagoa Center – Loja 4 – Lagoa Nova / Natal
Referente à empresa Bonacci Engenharia e Comércio Ltda.

4. Andressa de Azambuja Alves Steinmann, filha de Henrique Eduardo Alves
Local: Residência (Av. Floriano Peixoto, 366 – Apartamento 600 – Petrópolis / Natal)

5. Dominiciano Fernandes da Silva, presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta
Local: Residência (Av. Cap. Mor Gouveia, 2488 – Bloco Genipabu – Apt. 412 – Cidade da Esperança / Natal)

Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, Gabinete do Secretário (Rua do Centro Comercial, 47 – Nísia Floresta / RN)
Setor de Licitação da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta / RN

Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças de Nísia Floresta / RN

6. Hermann Bento Ledebour, procurador e assessor de Henrique Eduardo Alves
Locais: Residência (Rua Doutor Manoel Dantas, 276 – Apt 1101 – Petropolis / Natal)
InterTV Cabugi

7. José Geraldo Moura Fonseca Júnior, ex-assessor de Henrique Eduardo Alves
Locais: Residência (Rua Cláudio Machado, 595 – Apt 701 Ed. Forest Hill – Petrópolis / Natal)

Fazenda Guaporé, BR-304 / KM-181 – Angicos /RN

8. Laurita Arruda Câmara, mulher de Henrique Eduardo Alves
Local: Residência (Av. Dionísio Filgueira, 864 – Apt 1901 – Petrópolis / Natal)

9. Norton Domingues Masera, assessor do Ministério do Turismo
Locais: Residência (Condomínio Ouro Vermelho 2, Quadra 11, Lote 1 – Brasília)
Gabinete do Ministério do Turismo, em Brasília

10. Rafael Vieira Arruda Câmara, engenheiro proprietário da Conarte Projetos Construções e Serviços Ltda.
Locais: Residência (Av. Gov. Sílvio Pedroza, 246 – Apt 701 – Areia Preta / Natal)
Conarte Projetos Construções e Serviços Ltda. (Rua Ipanguassu, 1033 – Tirol / Natal)

11. Rodrigo Vieira Arruda Câmara, engenheiro proprietário da Conarte Projetos Construções e Serviços Ltda.
Locais:Residência (Av. Lima e Silva, 1453 – Lagoa Nova / Natal)
Conarte Projetos Construções e Serviços Ltda. (Rua Ipanguassu, 1033 – Tirol / Natal

12. George Ricardo França Farias, engenheiro civil
Local: Residência (Rua Abraham Thaim, 1940 – Apt 802 – Condomínio Oásis – Capim Macio / Natal)

13. Jari de Medeiros Rodrigues
Local: Residência (Rua Dr Abelardo Calafange, 1996 – Morro Branco / Natal)

14. Paulo José Rodrigues Silva
Locais: Residências (Rua das Algarobas, Condomínio Itatiaia, Torre Marrom Apt 301 e 302 – Nova Parnamirim – Parnamirim / RN; Rua das Algarobas, 5 – Nova Parnamirim – Parnamirim)

15. Praxis Construtora Ltda.
Rua Pintor Newton Navarro, 2043 – Pitimbu / Natal

16. Clínica Orthos – Dr. Valmar Martins
Rua Vereador João Alves da Silva Filho, 734 – Tirol / Natal

fonte do blog de angicos news

CNBB repudia portaria sobre trabalho escravo e estimula manifestações




A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) classificou nesta 5ª feira (26.out.2017) como desumana e considerou como 1 retrocesso a portaria 1.129 do Ministério do Trabalho, que alterou as regras para classificação e combate ao trabalho escravo.

“Tal iniciativa elimina proteções legais contra o trabalho escravo arduamente conquistadas, restringindo-o apenas ao trabalho forçado com o cerceamento da liberdade de ir e vir. Permite, além disso, a jornada exaustiva e condições degradantes, prejudicando assim a fiscalização, autuação, penalização e erradicação da escravidão por parte do Estado brasileiro”, disse em nota a CNBB, que repudiou a portaria.

fonte do blog de angicos news

PREFEITURA DE ANGICOS REALIZA ENTREGA DE COLÍRIO PARA TRATAMENTO DE GLAUCOMA


A Prefeitura de Angicos através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega do colírio para o tratamento do glaucoma nesta quinta-feira, 26 de Outubro, onde já é a segunda vez que o município este tipo de entrega.

Na oportunidade estiveram presentes o gestor onde deu boas vindas a todos os secretários municipais e toda a equipe do NASF, que estiveram realizando esse grande evento para toda a cidade de Angicos.

Por Assecom/Prefeitura de Angicos.

fonte do blog de angicos news

Cinco medicamentos são suspensos após inspeção em fábricas pela Anvisa



Cinco medicamentos de dois fabricantes internacionais foram suspensos pela Anvisa nessa quinta-feira (26). A medida foi adotada após a realização de inspeções internacionais feitas pela Anvisa nos locais de fabricação.

Com isso, a importação, o comércio e o uso dos medicamentos ficam suspensos até que os fabricantes corrijam os problemas identificados.

Confira os medicamentos:
Medicamento Fabricante Importador para o Brasil Resolução de suspensão
Flumazenil 0,1 mg/mL, solução injetável Hameln Pharmaceuticals GMBH (Alemanha) Instituto Biochimico Indústria Farmacêutica Ltda RE 2.820/2017
BONAR (sulfato de bleomicina) pó liofilizado Lemery S.A. de C.V. (México) Biosintética Farmacêutica Ltda RE 2.826/2017
Tevableo (sulfato de bleomicina, pó liofilizado)



Tevaetopo(etoposídeo, solução injetável)

Tevairinot (cloridrato de irinotecano triidratado, solução injetável)

Tevavinor (tartarato de vinorelbina, solução injetável) Lemery S.A. de C.V. (México) Teva Farmacêutica Ltda RE 2.823/2017


fonte do blog de angicos news

Ato de depreciação do patrimônio público é registrado em prédio na Praça José da Penha em Angicos



Na manhã desta sexta feira, dia 27 de outubro a nossa reportagem através do nosso correspondente Val Costa fazendo um giro pela cidade na busca por noticias flagrou um ato que nós não achamos legal e pedimos encarecidamente para que ninguém o repita.

O prédio que fica localizado na Praça José da Penha que é a principal praça pública de nossa cidade que fora construído para abrigar o Memorial Espedito Alves, encontrava-se com uma pichação com os dizeres “MORRA TEMER”, numa alusão ao atual presidente da república.

Sabemos que graças a Deus vivemos em um país em que o direito de manifestar ideias é livre, pois estamos em um estado de democracia, e este redator até concorda com a péssima administração que o atual presidente faz em nosso país, mais será que é legal amigos pichar prédios públicos?

Fica feita a indagação. Vale ressaltar também que recentemente este prédio foi todo pintando em um processo de revitalização que a praça sofreu executada pela gestão municipal.

As vezes reclamamos tanto quando as gestões municipais deixam as nossa praças e logradouros ao relento, no entanto, quando estes fazem algo ai vem alguém e picha? Seria uma atitude correta?

Desejamos aqui em nosso blog que as pessoas possam continuar manifestando a sua indignação contra os descasos dos políticos ou mazelas da sociedade, como por exemplo, dessa atual gestão federal que realmente só tem buscado prejudicar o povo brasileiro, porém devemos procurar outras maneiras de expor o nosso repudio sem precisar depreciar o patrimônio público.

Registro Fotográfico: Val Costa.

Redação: Rogério Magno.

fonte do blog de angicos news

ANGICOS - CASA DA CULTURA ENTREGA CERTIFICADO DE CURSO DE CROCHÊ EM PANO DE PRATO PARA DONAS DE CASA






Na noite desta quarta-feira, 25/10/2017. Aconteceu na casa de cultura palácio Paulo Freire, a certificação do curso de crochê em pano de prato. O curso teve duração de 52 horas. Estiveram presentes o Prefeito de Angicos, Senhor Deusdete Gomes de Barros, Secretário de Cultura José Mário Marinho, Vereadora Kátia de Deda Representante do Legislativo e Núcleo de Mulheres Lilás de Angicos na pessoa de Marilene Arame.







O objetivo do curso de crochê em pano é de fomentar e ao mesmo tempo estimular as donas de casa, antes sem perspectiva de vida, a integração social, como a reabilitação social das mesmas. O projeto terá continuação. Na oportunidade o prefeito Deusdete Gomes, deixou na expectativa a assinatura do termo de cooperação técnica entre o município e a casa de cultura que já dura cerca de 4 meses. Ele Também falou da importância desta atividade para a geração de renda para o município.





O curso deve como orientadora Maria da Conceição e sob a coordenação da agente de cultura Karla Jakceline. O evento contou com a entrega de certificados e logo após a entrega dos kits confeccionados pela senhoras. Estive presente com o secretário de cultura do município.













fonte do blog de angicos verdade

BIOMETRIA EM ANGICOS RECEBERÁ DIRETORA DO TRE PARA PLANEJAMENTO LOGISTICO








Durante outubro, a diretora geral do TRE - RN, Andréa Campos e o secretário de Tecnologia da informação, Marcos Maia, visitaram dez cidades pólos das Zonas Eleitorais que integram a 6ª etapa da Biometria revisional (obrigatória), para buscar apoio dos órgãos da administração municipal das cidades envolvidas na revisão biométrica.


A 6ª etapa da biometria obrigatória terá 28 postos de atendimento e está prevista para iniciar em novembro de 2017. As reuniões aconteceram nas seguintes cidades: Lajes, Angicos, Campo Grande, Mossoró (devido à biometria em Upanema), Apodi (municípios da 45ªZE), Currais Novos, Florânia, Patu, Caicó (Jardim do Seridó) e Acari.


Os encontros resultaram em acordos de colaboração entre a Justiça Eleitoral e os gestores municipais para a realização da Revisão Biométrica obrigatórias nos municípios. Os gestores comprometeram-se em auxiliar o projeto, que é de âmbito nacional, com o envio de servidores para atuarem na revisão biométrica, junto aos servidores do TRE–RN. Ao todo 82% do eleitorado do RN já está revisado, a meta é atingir 91% até o fim do ano. No RN a biometria revisional será finalizada no mês de março de 2018.


Segundo a diretora Andréa Campos, as “reuniões foram extremamente exitosas com a presença dos juízes eleitorais, chefes de cartórios, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, todos com interesse em comum: proporcionar ao cidadão as melhores condições para que o eleitorado participe do processo revisional no seu município com o máximo de comodidade possível”, disse.


ANGICOS (18ªZE);
TRE-RN
fonte do blog de angicos verdade

Caminhos para negociações comerciais agrícolas Internacionais e seus Impactos na Agricultura Familiar







FOTO: Comunicação CONTAG- César Ramos


“É preciso uma política diferenciada para agricultura familiar”

Depois de um profundo debate possibilitado pelo Seminário: Negociações Comerciais Agrícolas Internacionais e seus Impactos na Agricultura Familiar, que teve como foco central saber como a agricultura familiar está situada em negociações comerciais a nível internacional e quais medidas e ações poderão permitir que a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF) se aproxime do processo de negociações, os representantes da CONTAG, COPROFAM, FidaMercosur-Claeh, FAO, SEAD e PPTB/REAF, apontaram como caminhos estratégicos, que:



Os coordenadores Nacionais e os OAFs discutam o impacto dos acordos atuais e negociados (nível multilateral, regional e bilateral) em Desenvolvimento Rural (DR), Agricultura Familiar (AF) e Políticas Públicas (PPs); Definição das ações para seguimento dos Acordos e Negociações Comerciais Internacionais no âmbito da OMC, Mercosul e União Europeia (UE).



No âmbito da Mercosul e União Europeia (UE), ficou a responsabilidade de construir um documento de trabalho com os impactos para as Negociações da Agricultura Familiar do Mercosul-UE, com foco no acesso aos mercados e ofertas de compras governamentais; monitoramento da abertura e os impactos indiscriminados na Segurança Alimentar Nutricional (SAN), como por exemplo, conhecer e estimular o conhecimento dos acordos atuais onde eles geram oportunidades para AF; criação de um grupo de negociação de acompanhamento no MERCOSUL REAF, composto por funcionários(as) dos Ministérios e representantes líderes das Organizações da Agricultura Familiar (AF); verificar o potencial do mercado regional para continuar aumentando a participação e internacionalização do setor agroalimentar, incluindo a agricultura familiar, enfatizando a importância de buscar a colaboração de organizações internacionais especializadas em integração, como ALADI, FAO, IICA e outros, tendo como objetivo gerar atividades que visem: a criação de órgãos especializados em capacitação e treinamento para o setor, com ênfase especial nos Workshops de Treinamento ALADI-FAO 2016 e 2017; desenvolvimento conjunto e permanente de estudos de inteligência comercial, para identificar oportunidades e desafios para o setor nos mercados regionais e internacionais; preparação de um curso de treinamento para funcionários e líderes governamentais, entre outras ações.

Para um segundo momento ficou acordado que os funcionários(as) e as áreas dos Ministérios da Agricultura e Agroindústria encarregados pelas Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural e Agricultura construam um relacionamento permanente com os negociadores dos Ministérios do Exterior; expandir também a base de relacionamento para a promoção das exportações; entre outros desafios.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, acredita que as organizações da sociedade civil precisam conhecer melhor como e quais são os caminhos das negociações comerciais agrícolas internacionais. “Temos o grande desafio de se aprofundar no tema das negociações agrícolas internacionais, pois é um tema complexo e nem todos dominam. Portanto, é preciso qualificar a nossa intervenção para que nenhum acordo nacional ou internacional venha prejudicar a agricultura familiar no Brasil e em outros países”, destaca Alberto.

Ao todo estiveram contribuindo com o Seminário, representantes de organizações da sociedade civil e dos governos no âmbito da REAF-Mercosul (Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru e Equador). Entre eles, o presidente da CONTAG, Aristides Santos; o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch; o secretário de Política Agrícola, Antonhinho Rovaris; a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros; o secretário Técnico da REAF, Lautaro Viscay; o coordenador do Programa FIDA Mercosul, Álvaro Ramos; e o assessor Internacional e de Promoção Comercial, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Hur Ben.

FONTE: Comunicação CONTAG, Barack Fernandes, com informações da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais

MPF INVESTIGA SE MULHER DE ALVES ENCOMENDOU LAUDO FALSO PARA EVITAR TRANSFERÊNCIA DO MARIDO






O Ministério Público Federal investiga se a mulher do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) pediu para que um médico falsificasse um atestado para evitar a transferência do marido, preso em Natal, para Brasília. Em conversa telefônica, interceptada pela Polícia Federal (PF) a pedido dos procuradores, Laurita Arruda disse ao ortopedista Walmar Martins que o advogado do ex-ministro entraria com uma petição e pede um documento que ateste “o mais alto grau da bursite”.
Além disso, em outra conversa interceptada a filha do ex-ministro, Andressa de Azambuja, falou com Paulo José Rodrigues da Silva, motorista e assessor pessoal do pai, sobre a simulação de uma doença de Henrique Alves.
O diálogo integra a manifestação do Ministério Público Federal pedindo as prisões e buscas da operação Lavat, deflagrada nesta quinta-feira, que mirou assessores do ex-ministro que estariam cometendo crimes mesmo após ele ser preso, em junho, em um desmembramento da Lava Jato. Um mandado de busca e apreensão na clínica do médico foi cumprido nesta manhã. A casa de Laurita também foi alvo de buscas.
LAURITA: Eu recebi um telefonema agora do advogado e…e só me ocorreu seu nome porque…o advogado vai precisar entrar com uma petição pra reforçar a necessidade de Henrique ficar aqui. Não ser transferido, entendeu?
WALMAR: Sim.
LAURITA: Aí eu me lembrei da bursite dele. A necessidade dele fazer tratamento e acompanhamento aqui. Então eu tava precisando de um atestado nesse sentido.
WALMAR: Sim. Certo.
LAURITA: O senhor poderia fazer. Eu poderia mandar buscar?
WALMAR: Pode. Pode sim. Pode sim. Tem problema nenhum, não.
LAURITA: Aí, colocando bem…vamos dizer, no mais alto grau da bursite, entendeu?
WALMAR: Certo, certo.
“Em relação a ela (Laurita Arruda), merece destaque diálogo interceptado em investigação distinta, compartilhado no caso, em que Laurita Arruda aparentemente providencia um laudo médico falso, perante o ortopedista Walmar Martins, acerca do estado de saúde de Henrique Alves”, escreveram os procuradores.
O laudo médico foi usado no habeas corpus impetrado pela defesa de Henrique Eduardo Alves no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para evitar a transferência do político de Natal para Brasília.
Na conversa telefônica, Laurita disse que o marido “tomou injeção” e que “ainda sente muita dor”. Ela diz ainda que o documento “ajudaria”.
WALMAR: O ombro atingido dele é o ombro…esquerdo, é?
LAURITA: Direito.
WALMAR: Direito. Certo. Ok. Eu vou preparar isso aqui. É Henrique Eduardo…
LAURITA: Lyra, com “ípsilon”, Alves.
WALMAR: Tá.
LAURITA: E ele realmente está lá. Magno tá indo. Ele tomou injeção. Realmente ainda sente muita dor. E aí seria uma, um documento que ajudaria a gente, sabe?
WALMAR: Entendi, entendi. Tá certo.
LAURITA: Tá certo?
WALMAR: Eu preparo isso aqui e cê pode mandar pegar hoje a tarde.
LAURITA: Mando. Eu posso mandar que horas, Dr.Walmar?
WALMAR: Depois das 14h. 14h30 mais ou menos.
LAURITA: Tá ótimo.
WALMAR: Tá certo? (Incompreensível).
LAURITA: Muito obrigado.
WALMAR: Nada.
LAURITA: Tá. Muito obrigada.
WALMAR: Tchau Laurita. Que dê tudo certo. Torcendo pra que vai dar tudo certo, viu?”.
Fonte: O Globo
fonte do blog de angicos verdade

ASSISTA AO VÍDEO DO BATE-BOCA ENTRE BARROSO E GILMAR




JUSTIÇA



Aqui está o vídeo do "barraco' entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso na sessão de hoje (26) à tarde no Supremo.


Clique abaixo para assistir.
fonte do blog de angicos verdade

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

R2 WEB - A melhor internet da Região



R2 WEB, é o provedor de internet rápido e de qualidade que está pronto para atender as suas necessidades.

Não perca tempo, precisando de internet, vá a R2 Web e resolva o seu problema.
Novos planos: 1 mb, 2 mb e 4 mb.
Atende as cidades de Angicos, Fernando Pedroza e Afonso Bezerra.
telefones para contato: 3531-2911 / 9932-7137
R2 WEB - A melhor internet da Região

Governo do Estado anuncia pagamento de setembro de servidores que ganham até 4 mil reais





O pagamento dos servidores que recebem entre R$ 3.001,00 e R$ 4 mil será depositado no dia 30 deste mês.

Com isso, 80% da folha do estado correspondente ao mês de setembro passado terá sido paga na integralidade.

É destacado ainda, que no último dia 14 foram pagos os servidores que recebem entre R$ 2.001,00 e R$ 3 mil.

Servidores que ganham até R$ 2 mil, mais os da Educação e Cultura e os dos órgãos da administração indireta com arrecadação própria também já receberam.

“O governo segue acompanhando as receitas e, a partir da disponibilidade de recursos, divulgará a data para o crédito nas contas dos servidores que ganham acima de R$ 4 mil”, conclui a nota proveniente da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (SEPLAN), na capital do estado.

fonte do blog de angicos news

Centenas de servidores ocupam o Centro Administrativo e pedem o ‘fora Robinson’



Centenas de servidores públicos do Rio Grande do Norte ocuparam o Centro Administrativo, em Natal, na manhã desta terça-feira (24) em protesto ao pacote fiscal que o Governo encaminhou à Assembleia Legislativa e ao atraso de salários. Mesmo o governador Robinson Faria (PSD) tendo anunciado que havia retirado os projetos da AL, os servidores mantiveram o protesto.

Robinson não ficou na Governadoria para presenciar os protestos. Viajou para o município de Santana do Matos, com agenda administrativa.

A manifestação é organizada pelo Fórum dos Servidores Estaduais, que congrega entidades sindicais e associações de todas as categorias do serviço público. As atividades foram paralisadas, afetando os setores da saúde, segurança e educação.

Em carta aberta à população, o fórum considera o pacote fiscal um “ataque” do Governo aos seus servidores, afirmando que as propostas inviabilizam as carreiras no serviço público estadual. Os representantes das categorias afirmam que estão reagindo para salvar os seus direitos e prometem manifestações mais contundentes para impedir que a Assembleia Legislativa aprove o “pacote do mal”.

A carta que circula nas redes sociais e é distribuída em todas as categorias denuncia: “Além dos sucessivos atrasos salariais e do sucateamento da máquina pública, as medidas do governo sinalizam para o fim do serviço público: elas acabam com a progressão funcional das carreiras, congelam indefinidamente os salários, aumentam intempestivamente a contribuição previdenciária e liquidam todas as conquistas históricas dos servidores do RN.”

Diz mais: “O congelamento e a redução anual da folha de pessoal, como foi proposta, travam a roda virtuosa da economia ao reduzir drasticamente a massa salarial que circula no Rio Grande do Norte e alimenta os setores produtivos locais, provocando consequências desastrosas ao desenvolvimento econômico.”

O fórum diz que está aberto ao diálogo com o governador Robinson Faria (PSD) para mostrar que há outras alternativas para sair da crise, além destas que, tradicionalmente, não resolvem e “só penalizam o funcionalismo público”.

A carta é assinada pelas seguintes entidades de servidores públicos: Sinsp, Sinpol, Adepol, Sindsaúde, Sindfern, Associação dos Sargentos da PM, Sinmed, Sindasp, Sinai, Asif, Sintern, Sinte-RN, Soern, Aduern, ACS e Assofme.

DESGASTE

Robinson Faria escalou o vice-governador Fábio Dantas (PC do B) para apresentar o pacote fiscal à Assembleia Legislativa, fato ocorrido durante a viagem do governador à Europa na semana passada. A estratégia foi uma forma de evitar agravar ainda mais a impopularidade de Robinson.

“Sem o pacote fiscal, a crise do Estado fica mais grave”, afirmou Dantas, ao entregar o pacote ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). “O governo tem a coragem de enfrentar a crise; é isso que estamos fazendo”, reforçou.

O presidente da Assembleia Legislativa evitou emitir opinião sobre o pacote fiscal, se limitando a questões burocráticas, ao indicar que a mensagem do governo vai percorrer os trâmites legais dentro da Casa Legislativa. A maioria dos deputados tem evitado, até aqui, emitir as suas opiniões e dizem apenas que as propostas serão discutidas nas comissões e terão votação justa no plenário.

Apenas o deputado Fernando Mineiro (PT), que já foi líder do governo na Assembleia Legislativa, reagiu de forma veemente. “Os problemas financeiros do Estado não passam pelo sacrifício dos servidores”, disse.

“O governo repete uma fórmula que se tornou constante nesse Estado. Quando se fala em crise ou se busca soluções para os problemas, ele acha que podem ser resolvidos, fazendo que os servidores paguem a conta”, criticou, para em seguida alfinetar Fábio Dantas: “A tradição do vice-governador é essa: trazer à Assembleia Legislativa projetos que tratam exclusivamente da questão dos servidores.”

Folha tem ‘rombo’ mensal de R$ 80 milhões

A folha do funcionalismo público estadual gera um déficit mensal de R$ 80 milhões, quase R$ 1 bilhão por ano. O pacote fiscal que, entre outras coisas, ataca diretamente as carreiras de servidores públicos, tem objetivo de superar esse desequilíbrio nos próximos anos.

A justificativa é do vice-governador Fábio Dantas (PC do B), responsável pela apresentação do pacote fiscal. Segundo ele, para conter o déficit público num curto e médio prazo, as medidas são necessárias e urgentes, pois, do contrário, o Estado se tornará ingovernável.

Uma das propostas cria o teto remuneratório para todos os servidores públicos baseado nos vencimentos dos chefes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. No caso do Executivo, o maior salário ficará limitado a R$ 21.914,76 do vencimento do governador Robinson Faria (PSD), enquanto nos outros poderes os limites serão de R$ 30.471,11, que é o vencimento do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, e a R$ 25.322,25, relativo ao subsídio do presidente da Assembleia.

Segundo Dantas, atualmente a remuneração dos servidores que ganham acima do subsídio do governador chega a R$ 10 milhões mensais aos cofres do Executivo.

Outra medida fixa subsídio em parcela única para todos os servidores de cargos efetivos, civil e militares, e em todos os órgãos da administração direta e indireta, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, representação ou outra espécie remuneratória. Continuariam garantidos o 13° salário, adicional de férias, abono previdenciário de permanência, salário-família, adicional noturno e remuneração por serviços extraordinários e retribuições por cargos de chefia.

Outro projeto que deve levantar discussão é o que dispõe sobre o regime de promoção de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, a fim de atender apenas quem se encontra exercendo funções operacionais ou administrativas nas suas corporações.

O governo ressuscita a elevação da alíquota da contribuição previdenciária dos servidores públicos de 11% para 14%, que tramita desde março desde ano, sendo que agora propõe que esse percentual seja acrescido em 1% anualmente a partir de 2018 até atingir os 14%. O Estado, que hoje contribui com 22%, também passaria a contribuir com 28% para a contribuição previdência patronal.

fonte do blog de angicos news

Deputado Estadual Dison Lisboa é condenado por improbidade administrativa e pode perder mandato




O deputado estadual do Partido Social Democrático (PSD) e líder do governo Robinson Faria na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Dison Lisboa, foi condenado pelo juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Comarca de Goianinha, por ter cometido atos de improbidade administrativa quando exerceu a função de prefeito do município, localizado a cerca de 50 quilômetros da capital potiguar, Natal.

Segundo a ação, Dison contratou de maneira irregular a empresa Einar Barbosa Pinto, que fornece medicamentos, sem cumprir a Lei Nº 8.666/93, que regulamenta normas para contratos públicos. Ainda de acordo com o processo, Dison, enquanto prefeito de Goianinha, fracionou os procedimentos de dispensa de licitação, que deveria se limitar a R$ 8 mil cada, efetuando a contratação num total de R$ 34,2 mil.

Ao todo, este valor foi fracionado em 12 contratos distintos, configurando a infração a Lei citada. Como pena, Dison terá que pagar 20 vezes o valor do seu último salário recebido como prefeito da cidade, além de ficar proibido, num prazo de 3 anos, de firmar contratos com o Poder Público ou receber incentivos/benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

Ainda na ação assinada pelo juiz Marcus Vinícius, fica claro que, uma vez existindo uma Declaração Judicial de que o deputado realmente praticou atos de improbidade administrativa, deverá ser providenciada, de maneira imediata, a sua exoneração de eventuais cargos públicos que ocupe. Como é um dos ocupantes do plenário da Assembleia Legislativa do Estado, Dison está na iminência de perder o seu mandato, que exerce desde 2015.

Portal Agora RN.

Taxa extra na conta de luz terá alta de 43% em novembro



O que já é caro vai ficar pior. A taxa extra cobrada nas contas de luz dos brasileiros quando for acionada a bandeira tarifária vermelha nível 2, como acontece neste mês, passará a ser de R$ 5 a cada 100 kWh (kilowatts-hora) consumidos. Até então, a cobrança era de 3,50 a cada 100 kWh. Significa um aumento de 43% de uma só vez.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também sugeriu alteração da bandeira tarifária amarela, que poderá ficar 50% mais barata, passando de R$ 2 para R$ 1 de cobrança extra a cada 100 kWh. A bandeira amarela é a primeira da escala de cobrança adicional na conta de luz.

A Aneel vai abrir uma audiência pública para discutir as mudanças, mas elas já valerão a partir de novembro, em caráter excepcional. Com isso, os consumidores já devem ser impactados no mês que vem, uma vez que a previsão é de que novembro continue com bandeira tarifária vermelha nível 2, a mais cara, disse um dos diretores da Aneel, Tiago de Barros, segundo o UOL.

De acordo com a agência, o objetivo da medida é reajustar os valores que as distribuidoras cobram dos consumidores para custear a compra de energia elétrica – custos que aumentam sempre que as usinas térmicas precisam ser acionadas para suprir o mercado consumidor, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, que são a principal fonte de abastecimento no setor elétrico brasileiro.

A bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, foi acionada no início deste mês pela primeira vez desde que a bandeira vermelha foi desmembrada em duas, em janeiro de 2016. No mês passado, estava em vigor a bandeira amarela.

O acionamento da bandeira vermelha 2 foi adotado devido à baixa vazão das usinas hidrelétricas, já que as chuvas em setembro ficaram abaixo da média.

Nesta sexta-feira (27), a Aneel divulgará a bandeira tarifária que estará em vigor em novembro.

Portal Brasil.

fonte do blog de angicos news

Ministra Rosa Weber suspende efeitos da portaria do MTE que altera conceito do trabalho escravo







FOTO: Reprodução/TV Justiça



A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu uma decisão liminar (provisória) para suspender a Portaria nº 1.129/17, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que flexibiliza o conceito do trabalho escravo, retrocede na transparência e publicação da “Lista Suja” e dificulta a atuação dos auditores fiscais do trabalho. Com esta liminar, as regras da portaria não podem ser aplicadas até o julgamento final da ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade que contesta tais alterações.

A CONTAG já havia se posicionado anteriormente repudiando esta portaria, que se soma a uma série de desmontes e retrocessos promovidos por este governo ilegítimo, comprometendo o importante trabalho que vinha sendo realizado no Brasil de combate e erradicação do trabalho escravo.

A ministra afirmou em sua decisão que não é necessário haver a restrição à liberdade de ir e vir para se configurar em trabalho escravo. "Como revela a evolução do direito internacional sobre o tema, a 'escravidão moderna' é mais sutil e o cerceamento da liberdade pode decorrer de diversos constrangimentos econômicos e não necessariamente físicos", explica a ministra.

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também se posicionou logo que a portaria foi publicada, recomendando ao governo a revogação da mesma em até dez dias.

Portanto, a CONTAG espera que o Pleno do Supremo Tribunal Federal, ao julgar o mérito da ação, considere a sua inconstitucionalidade, conforme posicionamento divulgado por diversos juízes, entidades como a Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e pela própria secretária nacional de Direitos Humanos do governo ilegítimo de Michel Temer, Flávia Piovesan, que afirmou que a portaria “compromete a execução da política” de combate ao trabalho escravo e “coloca em risco” a chamada “Lista Suja” que elenca os empregadores flagrados.

A liminar da ministra Rosa Weber apenas suspende os efeitos da portaria do MTE, não revoga. Então, a nossa luta continua! Não vamos aceitar que milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam explorados(as), escravizados(as) e os patrões fiquem impunes, e que não sejam alvos de fiscalização; tudo em troca de proteção da bancada ruralista para a votação da segunda denúncia contra Temer”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos, que disse que as articulações irão continuar para que a portaria seja revogada e que o combate ao trabalho escravo seja intensificado.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

PREFEITURA DE ANGICOS PROMOVE DIA ‘D’ DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA NA COMUNIDADE RURAL DO RIO VELHO








A Prefeitura de Angicos por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Estratégia de Saúde da Família (ESF ll) da comunidade rural do Rio Velho promoveu nesta quarta-feira (25), uma manhã repleta de ações. O principal foco foi à prevenção do câncer de mama e do colo do útero – ação integrante do Outubro Rosa.


De acordo com a enfermeira Maria Pontes, a ESF local recebeu as suas pacientes mulheres oriundas do Rio Velho, Assentamento PA Bonfim e adjacências. “O evento foi realizado com esta ação alusiva ao movimento mundial de mobilização e prevenção ao câncer de mama, conhecido como ‘Outubro Rosa’, para realização desta ação contamos com todo apoio e suporte logístico da Prefeitura através da secretaria municipal de Saúde, nas pessoas do Prefeito Deusdete Gomes e da secretária Nataly Felipe” destacou a enfermeira Maria.


Já segundo a educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Tatianne Trindade, que proferiu palestra naquela unidade de saúde, a proposta é sensibilizar as comunidades da cidade e da zona rural, de modo especial o público alvo (mulheres) para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce.


Durante todo o mês de outubro vem ocorrendo programações nas ESF’s de cada bairro e na zona rural do município com uma série de eventos como palestras, exposição de trabalhos, orientação e oficinas foram preparadas para conscientizar a mulher sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.


ASSECOM/SMS














 zx
fonte do blog de angicos verdade

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

3º ENCONTRO DO NÚCLEO DE MULHERES LILÁS CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DA PRESIDENTE DO FÓRUM DE MULHERES DO RN


LUTA DE MULHERES


Presidente do Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte e Presidente do Conselho Municipal da mulher de Natal, Ildete Mendes, a convite da conterrânea Magna Teixeira, veio a Angicos neste sábado dia 21/10, data em que aproxima o aniversário da cidade e em lembrança da data comemorativa ao Outubro Rosa, para a formação do Núcleo Lilás de Mulheres com objetivo de buscar melhorias nas políticas públicas para as mulheres angicanas. Essa atividade trará lutas, trará desafios de cunho social, e político. Social porque a mulher angicana não tem apoio e nenhum tipo de serviço que traga benefícios para ela.







A cidade não proporciona segurança para seu bem estar físico, ambiente saudável para o trabalho , a meios de transporte digno para as senhoras, não tem o cuidado com a saúde de suas mulheres. Portanto, e diante do descaso do executivo, o Núcleo Lilás que já nasceu forte, vai em busca de trabalhar e trazer para as mulheres seus direitos conquistados por lei. Na política a mulher angicana é inteligente e não admite que pão e circo resolve o desmantelo causado por uma gestão municipal desastrosa. Entende-se que a luta será cruel porque o desmando dos responsáveis pelas pastas municipais são de entristecer o cidadão mais motivado, porém, é com trabalho e com muita luta que abrimos fronteiras. Apesar das dificuldades encontradas, Angicos é pioneira nas questões sociais e mais uma vez fará a diferença com essas mulheres, pois elas estão aqui pra fazer história e mostrar a força da mulher Angicana.





Avante mulheres lilás! Avante Angicanas, Avante Angicos, essa bandeira é nossa, é de todas!